terça-feira, 4 de maio de 2010

Contação de histórias em Pedra do Anta - 1º de maio



Olá, leitores do blog Conta Outra Vez! Estou muito feliz com nossa mais recente apresentação, em Pedra do Anta - MG. Quero contar-lhes sobre essa experiência... Na verdade sinto falta dessa troca de informações aqui no blog, já que este intercâmbio de idéias e vivências faz parte de nossa proposta.

Como disse anteriormente, no dia 1º de maio, participamos de um evento de comemoração do Dia do Trabalho em Pedra do Anta, realizado no Estádio de Futebol da cidade. O espaço reservado à nossa equipe foi a quadra coberta, que é bem ampla e atende bem aos propósitos de nossas atividades.
Conforme combinado, começaríamos as 11:00h e encerraríamos às 12:00h, mas devido ao atraso do evento e ao prolongamento de algumas atividades destinadas aos adultos, estendemos um pouco mais o tempo da contação, encerrando às 13:00h. A programação foi a seguinte:
Música em cd - O Trem
História com uso de livro -
Pão quente e cenouras frescas
Simples narrativa -
Festa no Céu
Música Cantada -
"Tchutchuá"
Fantoche de Luva -
A Chapeuzinho Vermelho
História de Ficha -
A Pomba Colomba
Teatro -
João e Maria
História com uso de livro - O veterinário maluco
Música em cd - O Trem
Simples Narrativa - O Abacateir
o

Quando terminamos de arrumar o local, e isso incluía testar o aparelho de som e microfone, forrar o chão com uma lona para as crianças se sentarem, prender o cenário para o teatro de fantoches, separar as histórias e colocar uma música em volume baixo para proporcionar um ambiente agradável, convidamos as crianças a se sentarem. Aos poucos elas foram se aproximando e timidamente foram se sentando.
Para iniciar as atividades, convidamos as crianças para dançarem a música do Trem conosco, mas a participação delas foi pequena. Decidimos passar então para a primeira história do dia, contada pela Rita.
Com o passar do tempo, as crianças participaram mais ativamente de nossas intervenções, seja antes, durante ou depois das histórias. O teatro de fantoche e a peça João e Maria, por nós encenada, chamaram bastante atenção das crianças. Durante o teatro de fantoches, foi possível ouvir comentários como "que linda", se referindo à Chapeuzinho Vermelho" e "que medo!", quando o Lobo Mau aparecia de supetão em determinado momento da história; já durante a peça João e Maria, as crianças ficavam vidradas nos movimentos dos personagens e também deram boas risadas quando a Bruxa Cabeluda é derrubada dentro da panela, e quando esta assusta João e Maria, entrando de surpresa em cena.
Ao final da contação de histórias, a maioria das crianças já havia participado, seja dando sua opinião sobre a história, cantando e dançando ou se expressando de alguma forma. Até os aparentemente mais tímidos ou desinteressados, deram sua contribuição, falando a parte que mais gostaram em determinada história e respondendo a algum questionamento, utilizando para isso o microfone ou falando individualmente com cada contadora.
Esta contação de histórias em Pedra do Anta aconteceu perante uma platéia de aproximadamente 35 crianças de 1 à 12 anos de idade, bem como alguns adultos.

Essa experiência foi sem dúvida enriquecedora para o grupo. Um lugar novo e um público ao qual não estamos acostumadas é sempre um desafio a mais, mas a equipe do grupo Conta Outra Vez se saiu muito bem. Gostaria, inclusive de deixar aqui meus agradecimentos e minhas congratulações à esta equipe maravilhosa!

Abraço a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário